A escolha do sutiã cirúrgico após a mamoplastia envolve critérios que garantem a estabilidade dos seios para uma melhor recuperação
A mamoplastia é um procedimento cirúrgico muito procurado pelas brasileiras. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são implantadas cerca de 319 mil próteses de silicone anualmente no Brasil, o que deixa o país atrás apenas dos Estados Unidos no ranking mundial.
Ainda de acordo com a SBCP, o número de procedimentos cirúrgicos feitos por jovens aumentou em 141% nos últimos dez anos. O implante de silicone está entre as três cirurgias mais feitas por esse público.
Existem dois tipos de mamoplastia: a de aumento, que utiliza implantes para aumentar o volume mamário, e a mamoplastia redutora, em que tecidos são readequados para deixar o tamanho dos seios proporcional à estrutura corporal. As indicações podem ser estéticas ou relacionadas à saúde, como no caso de reconstruções e correções de assimetrias.
Em ambos os casos, o pós-operatório é fundamental para obter os resultados esperados. A utilização do sutiã cirúrgico após a mamoplastia está entre as principais recomendações dos cirurgiões para essa fase.
Entrar em contato com um especialista!
Benefícios do sutiã cirúrgico na recuperação da mamoplastia
A relação entre sutiã cirúrgico e mamoplastia se dá pelo fato de que seu uso é indicado para pressionar a região operada, evitando sangramentos e reduzindo a retenção de líquido e o inchaço. Além disso, ele ajuda na sustentação dos seios e de todos os tecidos, enquanto o corpo não se adapta ao novo volume.
Esses não são os únicos benefícios do sutiã cirúrgico após a mamoplastia. Como ele oferece estabilidade e reforço na sustentação de peso, podemos citar outros benefícios, tais como:
- Impedir o deslocamento da prótese durante os movimentos;
- Modelar os seios por meio da pressão exercida sobre eles;
- Sustentar o peso para diminuir a dor da sobrecarga nos tecidos mamários;
- Auxiliar no processo de cicatrização;
- Evitar a flacidez;
- Auxiliar na adaptação dos músculos ao novo tamanho mamário.
Reduzir a movimentação dos seios impedirá que os tecidos saiam do lugar, evitando deformações e pressões sobre os pontos. A escolha do ajuste do sutiã cirúrgico após a mamoplastia é essencial para essa estabilização.
Por quanto tempo usar o sutiã após a mamoplastia?
O tempo de uso apropriado do sutiã cirúrgico após a mamoplastia depende de cada caso individualmente, mas é comum a utilização por pelo menos 45 dias após a cirurgia. O médico dará as instruções e o prazo recomendado. Portanto, é necessário manter o cuidado e retornar conforme as orientações.
Durante o tempo indicado, deve-se usá-lo diariamente, mesmo durante o sono, retirando apenas para o banho. Ter mais de uma unidade é aconselhável para garantir a correta higiene do local e a utilização pelo período necessário.
Quero entrar em contato com o Dr. Walter Matsumoto!
Como escolher o sutiã cirúrgico ideal?
Saber escolher o sutiã cirúrgico após a mamoplastia é essencial, uma vez que ele faz parte da recuperação da cirurgia. Alguns critérios para garantir o conforto e o bom funcionamento são:
- Ajuste e largura das alças para oferecer o suporte necessário para evitar a flacidez;
- Sem aros para evitar pressões que dificultam a cicatrização ou qualquer desconforto pelo uso prolongado;
- Abertura frontal para evitar levantar os braços devido à mobilidade reduzida do paciente dias após o procedimento;
- Qualidade do material para oferecer resistência e conforto, uma vez que o uso dele é prolongado, além de possuir boa oxigenação e controle do suor para evitar inflamações.
Além disso, é essencial ter em mente a mudança de volume tanto na redução quanto no aumento das mamas para escolher o tamanho do sutiã cirúrgico após a mamoplastia. Como ele precisa ser firme para exercer pressão, não deve ficar folgado. Caso ele fique frouxo, a movimentação da área será inevitável.
Antes de comprar seu sutiã cirúrgico após a mamoplastia, converse com seu cirurgião plástico e siga à risca todas as recomendações.
Agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Walter Matsumoto
Fontes: