Por meio da remoção de excessos de pele, a cirurgia é capaz de devolver a aparência natural e harmônica dos braços
O excesso de pele e a flacidez dos braços — como o famoso “braço do tchauzinho” — são motivos que levam muitas pessoas a se sentirem incomodadas e constrangidas ao terem que expô-los, o que pode afetar diretamente a autoestima e a autoconfiança delas. Muitas vezes, a melhor solução para acabar de vez com esse problema é a braquioplastia.
A braquioplastia é uma cirurgia plástica indicada para a correção da flacidez e do excesso de pele em um ou em ambos os braços, buscando melhorar a aparência e devolver o contorno proporcional e harmônico ao corpo.
Quando a cirurgia de braquioplastia é indicada?
A flacidez e o excesso de pele nos braços são características que podem se tornar muito comuns por causa da perda de elasticidade. Por sua vez, a perda da elasticidade pode ser causada por uma série de fatores, tais como:
- Envelhecimento;
- Perda muito grande e rápida de peso (como após uma cirurgia bariátrica);
- Características hereditárias;
- Perda e ganho de peso constantes (“efeito sanfona”), entre outros.
Sendo assim, a braquioplastia é indicada para homens e mulheres adultos e saudáveis que, por algum motivo, apresentam flacidez avançada e excesso de pele nos braços que não melhoram por meio de tratamentos estéticos convencionais, dieta e rotina de atividades físicas.
CIRURGIÃO PLÁSTICO
Dr. Walter Matsumoto
CRM 112.144 - RQE 29.115
Pré-operatório da braquioplastia
A partir das primeiras consultas com o cirurgião plástico, são iniciados os processos de preparação para a braquioplastia, com a solicitação de alguns exames para conhecer os indicadores de saúde do paciente, como testes laboratoriais e cardiológicos.
É importante também que o paciente informe sobre qualquer doença ou uso de medicamentos contínuos. A presença de doenças crônicas, como o diabetes mellitus, pode interferir no processo de cicatrização e, por isso, exige uma avaliação mais minuciosa. Já o medicamento contínuo pode ter sua dosagem reajustada ou mesmo o seu uso temporariamente suspenso.
Nos dias anteriores à braquioplastia, deve-se evitar alguns medicamentos, como a aspirina, remédios para emagrecer e anti-inflamatórios. O cigarro deve ser interrompido por, pelo menos, 30 dias antes da cirurgia, e o álcool, por sua vez, pelo menos 5 dias antes. No dia da cirurgia, é importante ter feito jejum de, pelo menos, 8 horas.
Como o procedimento é realizado?
A braquioplastia, de forma geral, consiste na remoção e reposicionamento dos excessos de pele e gordura que causam a aparência flácida dos braços. O procedimento é realizado, na maioria das vezes, com o paciente sob anestesia geral, mas, em alguns casos, é feito sob anestesia local com sedação.
Por meio de uma incisão na pele da parte interna ou da parte posterior do braço, os excessos de pele e de gordura são removidos e reposicionados. Dependendo da quantidade de pele e gordura a ser retirada na cirurgia, a incisão pode se estender à axila.
Todo o procedimento pode durar até três horas. Em alguns casos, dependendo da quantidade de gordura localizada nos braços, a braquioplastia pode ser associada a um procedimento de lipoaspiração. Além disso, a braquioplastia também pode ser realizada em conjunto com cirurgias plásticas do torso e das mamas.
Como ficam as cicatrizes da braquioplastia?
É comum que os pacientes que fazem a braquioplastia se preocupem com a aparência das cicatrizes. Apesar de serem visíveis, as cicatrizes são discretas, já que a incisão é feita na parte interna ou posterior do braço.
Cuidados no pós-operatório
O pós-operatório da braquioplastia começa a partir da internação, que não costuma durar mais do que 24 horas. Em casa, pelo período de aproximadamente 30 dias, o paciente deve seguir uma série de orientações, tais como:
- Usar malha compressiva por, pelo menos, 21 dias;
- Fazer repouso relativo por cerca de 15 dias;
- Evitar movimentos bruscos e exercícios intensos nos braços por, pelo menos, 4 semanas;
- Dormir de barriga para cima e com os braços apoiados ao lado do corpo por 2 semanas;
- Realizar drenagens linfáticas de acordo com a indicação do médico;
- Proteger as cicatrizes do sol.
Durante a recuperação da braquioplastia, é comum que exista maior sensibilidade local e algum nível de inchaço, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia. Nesses casos, é importante tomar as medicações e realizar os procedimentos indicados pelo médico (como o uso da malha e a drenagem linfática). Qualquer piora desses sintomas deve ser imediatamente comunicada ao médico.
Acúmulo de líquido, hematomas, abertura dos pontos, necrose e infecções são as principais complicações que podem ocorrer após a braquioplastia. Em alguns pacientes também podem ocorrer cicatrização hipertrófica ou formação de queloides.
Profissional para realizar a cirurgia plástica dos braços
Apesar de ser um procedimento relativamente simples e de fácil recuperação, a braquioplastia precisa ser realizada por um bom cirurgião plástico com experiência nesse tipo de procedimento. Para isso, é importante que o médico seja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do estado de atendimento, além de fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O Dr. Walter Matsumoto é cirurgião plástico e possui ampla experiência na realização de braquioplastia e diversos outros procedimentos. Deste modo, ele entende as necessidades e expectativas dos pacientes em toda a sua jornada, desde a primeira consulta até o final da recuperação, para que o paciente alcance o melhor resultado.
Entre em contato e agende sua consulta!
Fontes: