Após a cirurgia bariátrica, podem ser necessárias cirurgias plásticas para corrigir os excessos de pele e flacidez resultantes da perda de peso expressiva
A cirurgia bariátrica é um método de tratamento de obesidade em grau elevado que consiste na alteração do sistema digestivo para diminuir o volume do estômago e, dependendo do método, alterar sua ligação com o intestino.
Isso faz com que menos quantidade de alimento seja ingerida, estimulando, por consequência, a perda do peso corporal. Para que os resultados sejam atingidos, o paciente deve ser submetido a um longo período de recuperação com dieta adequada, rotina de atividades físicas e outros tratamentos.
Por fazer com que grandes quantidades de peso sejam perdidas, a bariátrica causa diversas alterações no corpo, como, além de depósitos de gordura localizada, excessos de pele em áreas como face, mamas, braços, coxas e abdome. Essas alterações, geralmente, causam muito incômodo para as atividades cotidianas e físicas e impactam a autoestima dos pacientes.
Por isso, para corrigir esses problemas, pode ser recomendado algum dos tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica. Pela importância de seus resultados, essas cirurgias são consideradas continuações do tratamento contra a obesidade.
Quando fazer a cirurgia reparadora pós-bariátrica?
A cirurgia reparadora pós-bariátrica deve ser pensada como uma opção aos pacientes que já passaram por todos os processos do tratamento que se seguem à cirurgia bariátrica, ou seja, já atingiram o peso ideal de acordo com as projeções anteriores ao procedimento e conseguiram manter esse peso estável por alguns meses.
Além disso, o paciente deve se comprometer a manter o peso ideal após os procedimentos, uma vez que grandes ganhos ou perdas de peso também podem causar o retorno da flacidez e de excessos de pele pelo corpo.
É importante também que, além de adotar os hábitos saudáveis de manutenção de peso, o paciente abandone o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar não somente a recuperação da cirurgia reparadora pós-bariátrica, mas todo o tratamento de perda de peso.
CIRURGIÃO PLÁSTICO
Dr. Walter Matsumoto
CRM 112.144 - RQE 29.115
Tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica
Quando se fala em cirurgia reparadora pós-bariátrica, o termo pode se referir a diversos tipos de cirurgias plásticas que podem ser realizadas após o procedimento de perda de peso. A seguir, conheceremos os mais comuns.
Mamoplastia pós-bariátrica
O excesso de pele na região das mamas é muito comum após a bariátrica e pode deixá-las com a aparência flácida e caída. Nesses casos, pode ser indicada a mamoplastia como cirurgia reparadora pós-bariátrica, para remover os excessos de pele e refazer o contorno e o volume das mamas. A mamoplastia pode ser associada ou não à colocação de implantes de silicone.
Abdominoplastia pós-bariátrica
A abdominoplastia é uma das cirurgias reparadoras pós-bariátricas mais comuns, uma vez que os excessos de pele são muito concentrados no abdome. No procedimento, o excesso de pele é removido e, caso haja necessidade, os músculos abdominais e o umbigo são reposicionados, deixando a região com uma aparência mais uniforme.
Braquioplastia pós-bariátrica
Os braços também podem ficar com excessos de pele e flacidez após a recuperação da bariátrica. Por isso, a braquioplastia também pode ser indicada como cirurgia reparadora pós-bariátrica, já que é a cirurgia plástica que uniformiza a aparência dos braços por meio da correção dos excessos de pele nos braços.
Gluteoplastia pós-bariátrica
A gluteoplastia é a cirurgia plástica que aumenta o volume e melhora a aparência dos glúteos. Como cirurgia reparadora pós-bariátrica, a gluteoplastia é capaz de melhorar a aparência caída dos glúteos removendo excesso de pele e ajustando tecidos para conferir um formato mais harmônico e natural. A gluteoplastia pode envolver lipoenxertia ou a colocação de implantes de silicone.
Lipoaspiração pós-bariátrica
Mesmo após todos os tratamentos de perda de peso após a bariátrica, é comum que alguns excessos de gordura localizada ainda permaneçam. Para isso, a lipoaspiração pode ser uma opção. O procedimento remove os excessos de gordura localizada por meio de cânulas de sucção, melhorando o contorno corporal. Pode ser realizado no abdome, flancos, costas, braços e coxas. Como os pacientes pós-bariátricos geralmente apresentam grande flacidez cutânea, é comum associar as tecnologias que melhoram a flacidez de pele (laser, jato de plasma ou radiofrequência) à lipoaspiração.
Lifting Crural pós-bariátrica
O lifting crural é uma opção de cirurgia reparadora pós-bariátrica que melhora a aparência das coxas, diminuindo a flacidez e os excessos de pele decorrentes da perda de peso expressiva após o tratamento.
Ritidoplastia pós-bariátrica
Após a bariátrica, alguns pacientes podem ter excessos de pele e gordura acumulados no rosto e no pescoço, além de muitas marcas de expressão. Por esse motivo, a ritidoplastia (ou lifting facial) pode ser uma indicação excelente de cirurgia reparadora para restaurar o contorno e a aparência do rosto.
Como é realizado o tratamento cirúrgico pós-bariátrica?
O paciente que deseja fazer uma cirurgia reparadora pós-bariátrica deve, primeiro, atingir o peso ideal e mantê-lo por, pelo menos, seis meses, como explanado anteriormente. A partir daí, é possível iniciar o acompanhamento com um cirurgião plástico para determinar a possibilidade da realização da cirurgia e quais procedimentos podem ser feitos.
São avaliados os riscos pré-existentes por meio de diversos exames, como hemograma, exames cardiológicos e qualquer outro teste que seja pertinente, de acordo com cada paciente individualmente. Também é importante avaliar quais procedimentos podem ser realizados em um único momento cirúrgico, possibilitando menos períodos de recuperação.
Dependendo dos procedimentos realizados, a cirurgia reparadora pós-bariátrica pode levar até 5 horas para se completar. Após a cirurgia, que na maioria das vezes é feita com o paciente sob anestesia geral, começa o período pós-operatório, que requer uma série de cuidados para que os resultados se estabeleçam sem complicações.
Riscos da cirurgia reparadora pós-bariátrica e cuidados pós-operatórios
Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia reparadora pós-bariátrica tem alguns riscos. É importante conhecê-los, ainda que sejam mínimos quando o procedimento é realizado por um bom cirurgião e seguindo todas as recomendações antes e depois do tratamento. Os principais riscos são:
- Sangramentos e hematomas;
- Infecções nas áreas operadas;
- Problemas de cicatrização;
- Abertura dos pontos;
- Riscos específicos relacionados a cada procedimento.
É comum que, no começo da recuperação, o paciente sinta algum tipo de dor e desconforto. Os sintomas devem melhorar com o passar do tempo e com o uso dos medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, deve-se ter atenção às recomendações a seguir:
- Manter repouso relativo de acordo com o tempo estabelecido pelo médico (geralmente de, pelo menos, 21 dias);
- Retomar as atividades cotidianas gradualmente;
- Não expor as áreas operadas ao sol;
- Cuidar dos curativos e utilizar cintas elásticas quando forem indicadas;
- Comparecer às consultas de retorno para avaliação médica;
- Não dormir sobre as áreas operadas;
- Cuidar da alimentação e ingerir bastante água.
Além disso, é importante que os cuidados para manter o peso ideal se estendam mesmo após a recuperação da cirurgia reparadora pós-bariátrica, uma vez que o reganho de peso é possível e pode trazer com ele a necessidade de novos tratamentos.
Cirurgião plástico especialista em cirurgia reparadora pós-bariátrica
A cirurgia reparadora pós-bariátrica deve ser realizada por um bom cirurgião plástico, que possua experiência na realização de cada um dos procedimentos que podem ser realizados, sempre acolhendo o paciente em suas demandas e necessidades. É importante também que o médico tenha registro no Conselho Federal de Medicina e faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O Dr. Walter Matsumoto possui ampla formação e experiência em diversos tratamentos que envolvem cirurgias plásticas reparadoras, como as realizadas após a bariátrica. Entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica