Conjunto de procedimentos tem como objetivo diminuir os efeitos da gestação no corpo da mulher, trazendo mais autoestima para a mamãe
Muito se fala sobre as mudanças físicas pelas quais, naturalmente, o corpo feminino passa durante a gestação, após o parto e ao longo do período de amamentação. Muitas mulheres acreditam que precisarão conviver para sempre com essas mudanças que, na maioria das vezes, não as agradam e são difíceis de amenizar com métodos tradicionais.
Flacidez, diástase, mudança no volume e na projeção dos seios e glúteos, presença de estrias e acúmulos de gordura localizada são as principais transformações do corpo notadas por essas mulheres. Apesar de serem impactantes e muitas vezes inevitáveis, é possível diminuir essas alterações pós-parto por meio do Mommy Makeover.
Por restaurarem o contorno e a harmonia corporal, além de corrigirem sequelas como a diástase, as cirurgias plásticas são muito procuradas por mulheres que se tornaram mães. Por ser uma combinação de procedimentos que podem ser feitos em apenas uma etapa, o Mommy Makeover é vista como vantajosa, já que não é necessário passar pela jornada de preparação e recuperação cirúrgica mais de uma vez.
Quais os procedimentos inclusos no Mommy Makeover?
Por ser uma combinação de cirurgias plásticas, o Mommy Makeover possibilita que as mulheres, após a gestação, consigam corrigir e recuperar o contorno de diversas áreas do corpo, como abdome, coxas, glúteo, quadris, cintura e mamas.
Lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, correção de diástase e mastopexias são os principais procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados no Mommy Makeover. A escolha das cirurgias a serem realizadas é individualizada, dependendo de uma avaliação minuciosa das necessidades e do desejo da paciente. Conheça mais sobre os procedimentos a seguir:
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que consiste na remoção, através de cânulas de sucção, de excessos de gordura localizada em alguma região específica do corpo, sendo uma opção viável de remodelação do contorno corporal para aqueles que não conseguem obtê-la efetivamente mesmo com uma rotina de dieta e exercícios físicos adequados.
Ao fazer parte do Mommy Makeover, a lipoaspiração é realizada no intuito de remover os acúmulos de gordura localizada em áreas como abdômen, flancos e coxas, que se intensificam por causa do aumento de peso característico da gravidez. Assim, é possível até mesmo melhorar o contorno corporal.
Abdominoplastia
Uma das principais preocupações das mulheres que passaram pela gestação é com a aparência do abdômen após o parto, que, muitas vezes, pode apresentar flacidez e excesso de pele. Para resolver essa questão, uma das principais cirurgias realizadas no Mommy Makeover é a abdominoplastia.
O procedimento consiste na remoção de excessos de pele e de estrias e na correção da diástase abdominal, que é a separação dos músculos do abdome e acontece comumente durante a gravidez. Dessa forma, é possível ter uma barriga mais reta e tonificada. Em alguns casos selecionados, em vez da abdominoplastia tradicional, pode ser realizada uma miniabdominoplastia, que trabalha a remoção de excessos de pele somente na região acima do púbis.
Mamoplastia
Dentro dos procedimentos possíveis no Mommy Makeover, a mamoplastia pode ser realizada de duas formas, para aumentar ou para reduzir as mamas, de acordo com a necessidade da paciente. A mamoplastia de aumento consiste em aumentar o volume e a projeção dos seios por meio da colocação de próteses de silicone. Já a mamoplastia redutora é realizada para deixar o volume das mamas proporcional ao restante do corpo por meio da remoção de excessos de pele de gordura e de parte de seu tecido glandular.
Os procedimentos de mamoplastia de aumento e redutora são associados à mastopexia para também levantar os seios.
Mastopexia
É comum que, após a gravidez, algumas mulheres se queixem da aparência dos seios, dando a eles características como flácidos e caídos. Para corrigir essa aparência, uma das opções é a mastopexia, que também pode ser incluída entre os procedimentos do Mommy makeover.
Na mastopexia, são removidos excessos de pele para melhorar o posicionamento e contorno das mamas, deixando-as mais firmes e harmônicas em relação ao biotipo da paciente. Pode ser ou não associada a um procedimento de mamoplastia redutora ou de aumento.
Contraindicações do tratamento
Apesar de ser um tratamento viável e com resultados promissores, é importante ter em mente que a indicação do Mommy Makeover deve ser feita após análise de diversos fatores. Nesse sentido, algumas características podem ser identificadas como possíveis contraindicações ao procedimento, tais como:
- Presença de doenças autoimunes não controladas;
- Diabetes e doenças cardiovasculares, como a hipertensão, não controladas;
- Obesidade;
- Tabagismo e alcoolismo.
Para identificar qualquer característica que represente risco à realização do Mommy Makeover, devem ser realizados diversos exames pré-operatórios solicitados pelo cirurgião. Além disso, é importante que a paciente espere por, pelo menos, 6 meses após o parto e outros 6 meses após o término do período de amamentação para realizar o procedimento.
É muito importante também que, ao optar pelo Mommy Makeover, a mulher tenha certeza sobre ter mais gestações no futuro, já que novas gravidezes podem fazer com que novas mudanças no corpo aconteçam.
Como é o pós-operatório do Mommy Makeover
Pelo número de procedimentos ser maior, o período pós-operatório do Mommy Makeover pode ser um pouco mais complexo. Na ausência de complicações, o período total pode durar de 1 a 3 semanas, dependendo das cirurgias realizadas.
Os cuidados dependerão, também dessa forma, de cada tipo de cirurgia realizada. De modo geral, podem incluir:
- Manter repouso relativo por até 3 semanas, dependendo da indicação médica;
- Não realizar atividades físicas nem dirigir por, pelo menos, 21 dias;
- Dormir de barriga para cima;
- Fazer as consultas e procedimentos indicados para o pós-operatório, como a drenagem linfática;
- Manter-se bem hidratada e com alimentação saudável e equilibrada;
- Manter os cuidados adequados com os curativos e utilizar as cintas compressoras, de acordo com a recomendação médica.
Além das recomendações acima, é fundamental que, durante a recuperação do Mommy Makeover, a mulher possua uma rede de apoio que possa ajudá-la também com cuidados de seu bebê, já que, assim como em qualquer cirurgia, não será possível pegá-la no colo para preservar os pontos.
Desde que sejam cumpridas todas as recomendações pós-operatórias, a chance de qualquer complicação é bem pequena. Pode haver incômodo, inchaço e equimoses nos primeiros dias de recuperação, mas estes sintomas tendem a desaparecer com o tempo. Ainda assim, quaisquer sintomas ou sinais de complicações devem ser comunicados imediatamente ao médico.
Quanto às cicatrizes, elas são discretas na maioria dos procedimentos realizados no Mommy Makeover, podendo ser facilmente escondidas pelas linhas naturais do corpo ou pelo uso de roupas.
Como escolher o cirurgião ideal?
Por ser um conjunto de procedimentos realizados, muitas vezes, de uma vez, é imprescindível que o Mommy Makeover seja realizado por um cirurgião especializado e com a devida experiência na realização dos procedimentos tanto de forma individualizada, como de forma conjunta.
Além disso, o cirurgião, bem como e toda a equipe envolvida no procedimento também precisa acolher a paciente em todos os processos de sua jornada, auxiliando-a a entender suas demandas e alinhando expectativas e realidade.
Além das competências e experiências, é imprescindível verificar se o cirurgião tem registro ativo no Conselho Federal de Medicina (CFM) e se faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O Dr. Walter Matsumoto é cirurgião plástico e possui ampla experiência na realização de diversos procedimentos, incluindo o Mommy Makeover. Seu foco é realizar um atendimento humano, com atenção aos detalhes e às demandas das pacientes em todas as etapas de sua jornada. Para saber mais, entre em contato e agende sua consulta!
Fontes: