A cirurgia possibilita remodelação de partes do corpo com enxertos de gordura previamente removida em lipoaspiração
A lipoescultura é uma cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de gordura de determinada parte do corpo e posterior enxertia em locais estratégicos, de modo a “esculpir” um contorno corporal mais agradável e harmônico. É uma opção para pacientes que desejam se livrar da gordura localizada em áreas específicas e, ao mesmo tempo, modelar o corpo.
A gordura pode ser removida de diversas regiões, sendo mais comum a abdominal e a das coxas. Por sua vez, as áreas mais comumente remodeladas no procedimento de lipoescultura são, entre outras, o rosto, as mãos, as coxas, os lábios e, principalmente, os glúteos e o quadril.
Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?
Apesar de possuírem etapas em comum — a aspiração de gordura localizada por meio de cânulas —, a lipoaspiração e a lipoescultura diferem no fim destinado ao tecido adiposo manipulado. Enquanto a lipoaspiração consiste na remoção e descarte desse tecido, na lipoescultura, como vimos, a gordura é reutilizada para modelar ou preencher locais estratégicos do corpo.
CIRURGIÃO PLÁSTICO
Dr. Walter Matsumoto
CRM 112.144 - RQE 29.115
Para quem a lipoescultura é indicada?
A lipoescultura é principalmente indicada para homens e mulheres adultos e saudáveis que apresentem excessos de gordura localizada e, ao mesmo tempo, partes do corpo que podem ter seus contornos melhorados ou preenchidos com a gordura removida. Em algumas pessoas, os excessos de gordura localizada podem se formar mesmo com dieta e exercícios físicos adequados, ou por alguma causa congênita.
É importante também que a pessoa tenha em mente que tanto a lipoescultura quanto a lipoaspiração são procedimentos que não tem finalidade de emagrecimento. Por isso, é importante que o indivíduo procure atingir o peso mais próximo possível do ideal para realizar a cirurgia adequadamente.
Pré-operatório da lipoescultura
Durante as primeiras consultas com o cirurgião plástico, o paciente deverá alinhar suas expectativas às reais possibilidades de resultados da lipoescultura. Isso quer dizer que o médico deverá avaliar o paciente para determinar a quantidade de tecido que pode ser manipulada e se corresponde aos desejos do paciente.
Resolvido esse ponto, os procedimentos pré-operatórios começam com a realização de exames para avaliar o estado de saúde do paciente, que precisa estar em ótimas condições para passar pela cirurgia. São solicitados exames laboratoriais, de imagem e cardíacos.
O paciente deve informar ao médico sobre a presença de quaisquer doenças prévias e sobre qualquer medicamento de uso contínuo que esteja tomando. Nos dias anteriores à cirurgia, medicações anticoagulantes, para emagrecer ou que o médico julgue importante, devem ser suspensas. O uso de cigarro deve ser totalmente interrompido.
Além disso, é importante manter boa hidratação nas semanas anteriores, bebendo bastante água. No dia da lipoescultura, o paciente deve se preparar, mantendo jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento.
Como o procedimento é realizado?
A lipoescultura costuma ser realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia peridural ou geral. Da mesma forma que a lipoaspiração, são realizadas algumas pequenas incisões na área previamente demarcada para remoção do tecido adiposo. Em seguida, é infiltrada uma solução para reduzir o sangramento e para controle da dor no local.
As cânulas são inseridas e é realizada a sucção da gordura. Após a remoção, as incisões são devidamente fechadas e a gordura obtida é preparada para ser enxertada no corpo. A equipe deverá separar a gordura de outros componentes e impurezas, como soro, sangue e outros tipos de células do corpo.
As células gordurosas devidamente preparadas são inseridas na área que se pretende remodelar. A enxertia pode ser feita com o auxílio de seringas ou cânulas finas, de acordo com a área a ser modelada e a quantidade de gordura a ser injetada. Os glúteos são a região mais comumente trabalhada na lipoescultura, mas, como dito anteriormente, diversas áreas do corpo podem passar pelo procedimento.
O tempo total da lipoescultura varia de acordo com o volume de gordura que deve ser aspirado e enxertado e costuma durar de 2 a 4 horas. O paciente pode receber alta no mesmo dia do procedimento.
Cuidados no pós-operatório
A recuperação da lipoescultura não costuma ser complicada. Isso porque as incisões são pequenas e, com os devidos cuidados, cicatrizam sem muita dificuldade. Da mesma forma, os cuidados são essenciais para que os resultados possam ser atingidos adequadamente, de forma satisfatória e sem complicações.
As principais recomendações são:
- Manter repouso relativo, retomando as atividades sem alto esforço no período determinado pelo médico (geralmente de 7 dias);
- Dormir nas posições estabelecidas pela equipe médica;
- Não expor as áreas operadas ao sol;
- Utilizar a cinta cirúrgica;
- Fazer drenagem linfática de acordo com a recomendação;
- Cuidar dos curativos adequadamente;
- Tomar as medicações prescritas pelo médico e nunca se automedicar.
Resultados da lipoescultura e possíveis complicações
Os resultados da lipoescultura podem ser ligeiramente perceptíveis logo após o procedimento. No entanto, pode levar um tempo para que os resultados definitivos sejam atingidos. Isso porque parte da gordura enxertada é reabsorvida pelo corpo e esse processo pode levar até um mês. Além disso, o inchaço próprio do procedimento pode levar até 6 meses para melhorar. Por isso, considera-se a recuperação total após esse período.
Ainda que não sejam comuns, é importante conhecer as principais complicações possíveis da lipoescultura, que são:
- Problemas de vascularização que levam à perda do enxerto;
- Infecções, hematomas e sangramentos nos locais operados;
- Embolia pulmonar;
- Trombose venos
É comum que, durante a recuperação da lipoescultura, o paciente sinta algum desconforto ou dor, que devem cessar com o passar do tempo e a ajuda de medicamentos prescritos. Caso os sintomas piorem, ou no aparecimento de qualquer outro sinal de complicação, o médico deve ser informado imediatamente.
Além disso, para evitar complicações, é importante que se escolha um cirurgião plástico bem recomendado, com experiência e excelência na realização de seus procedimentos, registrado no Conselho de Medicina e filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O Dr. Walter Matsumoto é cirurgião plástico com experiência na realização de diversos procedimentos, como a lipoescultura. Entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica