O peso dos seios excessivamente grandes pode fazer com que a mulher sinta dores nas costas e outros desconfortos físicos e estéticos
A relação entre a presença de seios grandes e dor nas costas é justificada pelo excesso de peso das mamas, que sobrecarregam o tronco e o pescoço da mulher. Este tipo de alteração pode causar diversos transtornos no sistema musculoesquelético, afetando principalmente a coluna vertebral e causando desconfortos.
Os seios grandes provocam dor nas costas por conta da mudança no centro de gravidade causada pelo peso e tamanho excessivo das mamas, o que leva força a coluna a coluna e faz com que a musculatura da região fique tensionada. Além da dor, seios muito grandes podem trazer constrangimento e desconforto estético à mulher.
O que pode causar o crescimento excessivo das mamas?
Chamado de hipertrofia mamária, o aumento excessivo dos seios é uma condição em que as mamas se apresentam em tamanho desproporcional ao restante do corpo da mulher, trazendo transtornos físicos, emocionais e estéticos. O problema pode surgir tanto na adolescência, como em idade adulta e não está associado a uma única causa específica.
Entre as principais causas para o crescimento excessivo das mamas, estão:
- Características genéticas;
- Gestação;
- Obesidade;
- Disfunções hormonais;
- Uso de medicamentos específicos.
Seios grandes e dor nas costas: há riscos?
A relação entre seios grandes e dor nas costas pode trazer alguns riscos e incômodos, que variam conforme o grau de crescimento das mamas. Existem casos em que o desconforto é muito leve, e está mais relacionado a questões emocionais e de autoimagem — o que é mais frequente na adolescência.
Nos casos mais severos, entretanto, as dores podem ser muito intensas e estar acompanhadas de deformações na coluna, alterações posturais, dificuldade para praticar atividades físicas e desconforto para usar determinadas roupas. Vale destacar que, embora exista uma relação entre seios grandes e dor nas costas, isso não significa que todas as mulheres com mamas volumosas vão sentir este tipo de incômodo.
Como aliviar a dor nas costas provocada por seios grandes?
Existem diversas maneiras de lidar com seios grandes e a dor nas costas causada por eles, tais como se atentar à postura e escolher o modelo adequado de sutiã — dando preferência para os que conferem sustentação adequada sem sobrecarregar os ombros. Além disso, é recomendado manter uma rotina de exercícios físicos, de modo a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade dos movimentos.
Também pode ser recomendado consultar um ortopedista especializado em coluna para verificar se a dor nas costas realmente está associada ao tamanho dos seios, e não a uma deformidade ou doença específica. Caso seja constatado que o desconforto realmente é causado pelo peso mamário, pode ser recomendada uma cirurgia de redução.
O que é a cirurgia de redução de mamas?
A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica recomendada às mulheres que desejam reduzir o tamanho das mamas, seja por conta do desconforto estético relacionado a seu volume ou por causa da relação entre seios grandes e dores nas costas. O procedimento consiste na remoção do excesso de tecido glandular, pele e gordura da região, remodelando os seios para que fiquem com um tamanho e peso mais proporcionais em relação ao restante do corpo.
A cirurgia é capaz de aliviar as dores relacionadas aos seios excessivamente grandes, promovendo saúde física e mental à mulher. Em casos em que a paciente apresenta mamas muito caídas por consequência de seu peso, o cirurgião plástico pode ainda reposicionar a aréola e o mamilo para que os seios fiquem com uma aparência ainda mais harmônica.
Para saber mais sobre a relação entre seios grandes e dor nas costas, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Walter Matsumoto.
Fontes: