Prótese mamária: tudo sobre o procedimento

Conheça quais são as opções de prótese mamária e como é feita essa escolha, considerando a segurança e resultados estéticos da cirurgia plástica

prótese mamária é desenvolvida com material sintético, com segurança comprovada, a fim de promover o aumento da mama feminina por meio da cirurgia de mamoplastia de aumento.

A escolha da prótese mamária, bem como a opção pela mamoplastia, deve ser orientada por um cirurgião plástico de confiança, visando resultados mais seguros e satisfatórios à paciente.

Índice

Quem pode colocar a prótese de mama?

mamoplastia de aumento é indicada para mulheres com mais de 18 anos que desejam ganhar volume mamário.

A cirurgia plástica das mamas está associada à busca de mais harmonia entre as estruturas e contornos corporais, sendo recomendada para mulheres que se sentem desconfortáveis com o tamanho dos seios.

Além disso, a mamoplastia de aumento também está associada à promoção do bem-estar e autoestima, especialmente em mulheres após a mastectomia para tratamento do câncer de mama.

Tipos de próteses mamárias

Existem diferentes tipos de prótese mamária, sendo que a indicação cirúrgica e a opção pelo modelo dependem sempre de aspectos individuais da paciente, como estrutura física, volume mamário natural, expectativas e outros.

Caso a mulher não opte pela cirurgia plástica momentaneamente, ela também pode fazer uso de próteses mamarias externas, como de espuma, polipropileno e painço.

Para pacientes que optam pela mamoplastia de aumento, existem alguns modelos de prótese mamária que podem ser avaliados.

Próteses de silicone

A prótese de silicone é o modelo de prótese mamária mais comum na mamoplastia de aumento. Trata-se de um material amplamente testado e em uso devido sua segurança, dada à esterilização e resistência, dificultando o rompimento da prótese, e coesão, evitando espalhar o gel em caso de perfuração.

Atualmente, a prótese mamária de silicone é uma opção muito segura e que apresenta resultados estéticos favoráveis para aumento do volume dos seios.

Antigamente, havia uma ideia de que as próteses deveriam ser substituídas a cada 10 anos. Entretanto, com o avanço da tecnologia, a orientação é que seja feito o acompanhamento periódico da prótese mamária, não sendo necessário substitui-la a menos que haja alguma alteração.

Próteses de espuma ou de polipropileno

Essas são próteses de uso externo, revestidas com malha de algodão e com grânulos de polietileno em seu interior. São confortáveis, mas não devem ser usadas todos os dias, pois não ajudam a prevenir os problemas de coluna (no caso da mastectomia). São de baixo custo e podem ser lavadas, o que permite que sejam usadas na praia e piscina.

Próteses de painço

São próteses confeccionadas artesanalmente, com sementes de painço, em um único formato. No caso de necessidade de lavagem, o invólucro de lycra pode ser molhado, mas é necessário retirar e recolocar o recheio, ou seja, são próteses que não podem ser molhadas.

Como escolher a prótese ideal?

Além das opções referentes ao material usado na prótese mamária, atualmente, a escolha pela prótese ideal passa por avaliar diferentes fatores, como:

  • Formato: pode ser anatômica (gota), cônica ou redonda;
  • Perfil: disponível nas versões moderado, super moderado, alto e super alto;
  • Textura: pode ser lisa, texturizada ou revestida de poliuretano, versão menos associada a casos de contratura capsular;
  • Volume: pode variar, a depender da estrutura física e expectativas da paciente.

Todas essas características da prótese mamária acabam por influenciar o resultado estético alcançado com a mamoplastia de aumento, mas também a segurança desse tratamento e minimização dos riscos de complicações posteriores.

Por tais razões, é essencial que a escolha da prótese mamária considere os anseios da paciente em relação aos resultados, mas também sem minimizar a importância das considerações técnicas da equipe médica que orientarão a escolha.

Atualmente, a mamoplastia de aumento tem como objetivo garantir resultados mais naturais e harmônicos à estrutura corporal da paciente, de forma que escolhas exageradas são desestimuladas, dado o aspecto artificial e riscos associados.

Assim, com a orientação do cirurgião plástico responsável é possível fazer a escolha por um modelo de prótese mamária que seja mais segura e esteticamente satisfatória.

Para saber mais sobre a mamoplastia de aumento e a escolha da prótese mamária entre em contato com nossa equipe.

Fontes

Oncoguia

Fundação Laço Rosa

Compartilhe este post:

Dr. Walter Matsumoto

Dr. Walter Matsumoto, cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), conta com mais de 25 anos de experência na área. O atendimento prestado pelo especialista conta com valores como excelência, transparência e acolhimento. Seu foco está em valorizar a proximidade em todas as etapas da jornada do paciente, desde o pré até o pós-operatório.

Envie-nos suas dúvidas que entraremos em contato!

Posts Relacionados