A otoplastia é uma cirurgia plástica facial que busca corrigir orelhas proeminentes e/ou assimétricas, sendo popularmente conhecida como cirurgia das orelhas de abano ou cirurgia plástica das orelhas.
+ A blefaroplastia interfere na visão? Descubra aqui!
O objetivo da otoplastia é melhorar o contorno e o posicionamento das orelhas em relação ao rosto, contribuindo significativamente para a melhora da autoestima, tanto em crianças quanto em adultos que estejam insatisfeitos com a aparência de suas orelhas.
As orelhas são estruturas bastante notáveis na composição do rosto, fazendo com que a proeminência ou assimetria causem desconforto relacionado à autoestima e autoimagem.
Apesar de não causar problemas relacionados à audição, as orelhas proeminentes e assimétricas podem trazer prejuízos psicológicos severos, já que o indivíduo pode sofrer desde a infância com comentários e julgamentos por parte de outras crianças e até mesmo de adultos.
Além disso, a otoplastia também pode ser indicada em casos como: malformações congênitas das orelhas; assimetria das orelhas; deformidades causadas pelo uso de brincos e alargadores; nódulos benignos e quelóides; alterações causadas por traumas, entre outros.
+ Como escolher a prótese ideal para a mamoplastia?
Tanto homens como mulheres podem realizar a otoplastia em qualquer momento de suas vidas, mas a realização do procedimento durante a infância — a partir dos sete anos de idade, quando a criança costuma apresentar as condições necessárias para realizar a cirurgia — é altamente benéfica e recomendada.
Pré-operatório
No caso de otoplastia realizada em crianças, uma das etapas mais importantes do pré-operatório é a avaliação do amadurecimento do pavilhão auditivo, que deve ser suficiente para a realização do procedimento.
Tanto para crianças como adultos, é imprescindível a realização de exames laboratoriais e de imagem para assegurar que o estado de saúde do paciente o faz apto para a otoplastia.
No dia do procedimento, pode ser recomendado jejum de, ao menos, oito horas antes da cirurgia, de acordo com as orientações do cirurgião plástico.
Procedimento
A otoplastia é realizada em ambiente hospitalar e pode ser feita com anestesia geral, mais comum em crianças, ou anestesia local com sedação.
O procedimento começa com o cirurgião plástico realizando uma incisão na parte posterior da orelha, permitindo a remodelagem da cartilagem e o reposicionamento necessário, especialmente em casos de orelhas proeminentes.
Em alguns casos, pode ser necessária a remoção parcial da cartilagem para corrigir tamanho e simetria. Já os pontos são responsáveis por manter o novo posicionamento e promover a cicatrização adequada das orelhas.
+ Mommy Makeover: guia completo sobre o procedimento
Recuperação e resultados
Na maioria dos casos, os pacientes costumam receber alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Para que os resultados desejados sejam alcançados, é preciso seguir todas as recomendações no período pós-operatório da otoplastia, que incluem:
- Utilizar os curativos pelo tempo estipulado pelo médico (geralmente 48 horas);
- Utilizar uma faixa elástica por 30 dias para manter o formato das orelhas no período inicial de cicatrização;
- Evitar movimentos e mudanças bruscas de temperatura durante a recuperação;
- Evitar brincos, piercings e exposição solar no primeiro mês.
+ Cirurgias plásticas faciais: quais são?
Dr. Walter Matsumoto, especialista em otoplastia
Conte com um profissional qualificado e capacitado para realizar sua otoplastia: conheça o Dr. Walter Matsumoto, referência em cirurgia plástica no Brasil e especialista em procedimentos faciais, corporais e reparadores.
Formado em Medicina e especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o cirurgião plástico Dr. Walter Koiti Matsumoto possui ampla experiência em otoplastia, garantindo resultados altamente satisfatórios e alinhados com as expectativas do paciente.
+ Facelift: a cirurgia de rejuvenescimento facial
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons — ASPS), o Dr. Walter Matsumoto une experiência, criatividade e atenção aos detalhes em atendimentos totalmente personalizados, voltados para a saúde e bem-estar de cada paciente e seus objetivos.
Assim, o paciente terá total acolhimento e proximidade em todas as etapas da jornada, desde o pré até o pós-operatório. Além disso, a equipe do Dr. Walter Matsumoto é formada por profissionais altamente qualificados, para que sua otoplastia transcorra sem complicações.
Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe de atendimento e agende sua consulta de avaliação de otoplastia com o Dr. Walter Matsumoto.