Conheça mais sobre a ninfoplastia, cirurgia íntima feminina que melhora a estética da região dos pequenos lábios, impactando diretamente no bem-estar, autoestima e conforto da mulher
A ninfoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras. São 21 mil procedimentos realizados todos os anos, segundo números da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Saiba mais sobre a cirurgia de caráter estético, mas que também traz benefícios funcionais às mulheres.
Quero realizar um procedimento estético para aumentar a minha autoestima!
O que é ninfoplastia?
Esse é o nome dado à cirurgia íntima feminina, procedimento cirúrgico que visa reduzir os pequenos lábios e proporcionar conforto estético às pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais desproporcionais.
A realização da ninfoplastia está associada à expectativa estética da paciente com o tratamento, mas também tem implicações na saúde sexual e íntima da mulher. Saiba mais a seguir!
Para quem é indicada a ninfoplastia?
A ninfoplastia é indicada para mulheres com os pequenos lábios vaginais mais aparentes em relação aos grandes lábios. A condição pode resultar em diferentes desconfortos à paciente, como:
- Dificuldade de higienização da região íntima;
- Infecções urinárias e candidíase de repetição;
- Desconforto e dor durante as relações sexuais;
- Escoriações nos grandes lábios devido ao atrito com roupas íntimas;
- Região aparente ao usar alguns tipos de roupa;
- Desconforto em atividades físicas;
- Vergonha e receio em relação à estética da região íntima, resultando em prejuízos à vida sexual e desconforto diante do parceiro, comprometendo a intimidade.
Com vimos até aqui, existem diferentes motivações, estéticas e comportamentais, que podem justificar a opção da mulher pela ninfoplastia. Agora, vamos falar sobre como todo esse desconforto pode ser resolvido?
Como é realizada a cirurgia íntima feminina?
A ninfoplastia é uma cirurgia plástica e, como tal, deve ser realizada apenas em centro cirúrgico hospitalar com infraestrutura adequada. Pode-se optar por anestesia local com sedação ou anestesia geral e o procedimento leva de 40 a 90 minutos, em média.
Para realização da cirurgia íntima feminina, o cirurgião plástico faz uma incisão na dobra dos grandes lábios, removendo o excesso de tecidos. Em seguida, é feita a cauterização e fechamento com pontos internos e absorvíveis.
Em geral, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, mas são recomendados diferentes cuidados para cada fase de recuperação da cirurgia.
Agende uma consulta para realizar a ninfoplastia!
Cuidados na ninfoplastia
Como outras cirurgias plásticas, a ninfoplastia demanda cuidados pré e pós-operatórios. Eles são importantes para o resultado final e também para garantir a segurança da paciente durante o tratamento.
Pré-operatório
O pré-operatório da ninfoplastia inclui uma série de exames para averiguar a condição geral de saúde da paciente. Como trata-se de um procedimento eletivo, é necessário certificar-se de que o estado de saúde esteja dentro da normalidade.
No geral, são solicitados exames de sangue, urina e condição cardíaca a fim de minimizar intercorrências durante e depois do procedimento cirúrgico. É nessa fase também que se realiza o planejamento cirúrgico com definição do tipo de anestesia, onde será feita a incisão e quantidade de pele a ser removida.
Pós-operatório
Os cuidados pós-operatórios são muito simples e envolvem apenas o uso de medicamentos que a paciente deve fazer uso correto e também repouso, que pode variar de 7 a 14 dias.
O retorno às atividades cotidianas ocorre em cerca de uma semana, mas práticas mais extenuantes, como levantar peso e exercícios físicos, demoram de 30 a 90 dias para serem liberadas. Atividades físicas mais leves, como caminhadas, podem ser retomadas em cerca de 30 dias. Já aquelas que afetam mais diretamente a região operada, como bicicleta, podem demorar 90 dias ou mais para serem liberadas.
A paciente deve ficar sem relações íntimas por cerca de 30 dias após a cirurgia, que deve ser planejada para que o pós-cirúrgico imediato não coincida com a menstruação.
Deve-se ter em mente que a retomada das atividades é progressiva conforme a mulher sinta-se mais disposta e com uma boa cicatrização. E é importante também que a paciente aguarde a alta médica para que o procedimento de ninfoplastia seja bem-sucedido.
Quais são os riscos da ninfoplastia?
Como qualquer procedimento cirúrgico, a ninfoplastia também apresenta riscos que devem ser considerados pela paciente ainda no pré-operatório. Eles incluem:
- Edema (inchaço);
- Hematomas;
- Seroma (líquido na região);
- Alterações na sensibilidade;
- Cicatriz inestética;
- Infecção;
- Trombose venosa profunda.
No entanto, todas essas possíveis complicações podem e devem ser mapeadas pelo cirurgião plástico durante as consultas pré-cirúrgicas, ao analisar o histórico de saúde e os exames da paciente. Complicações mais graves são extremamente raras no pós-cirúrgico da ninfoplastia e as chances diminuem com a escolha de um cirurgião plástico qualificado para a realização do procedimento.
O que esperar dos resultados da ninfoplastia?
O processo completo de cicatrização leva cerca de 12 meses, quando a cicatriz fica mais fina e com tonalidade mais semelhante à da pele.
O resultado da ninfoplastia pode ser observado após esse período, com os pequenos lábios menores e mais proporcionais à região íntima feminina. A autoestima da paciente muda e ela se sente muito mais confortável em suas atividades físicas, ao usar roupas mais justas, curtas ou lingeries, sem dores, ao higienizar a região íntima e também durante a relação sexual com seu parceiro.
Quer saber mais sobre a ninfoplastia e outras cirurgias plásticas, entre em contato com a equipe do Dr. Walter Matsumoto
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)