A cirurgia plástica é uma área da medicina que desperta grande interesse das pessoas, mas que também pode acabar sendo interpretada de forma equivocada por causa de conceitos, mitos e inverdades que são disseminados a respeito do assunto.
+ Como escolher a prótese ideal para a mamoplastia?
Neste artigo, separamos os principais mitos e verdades que existem sobre a cirurgia plástica, para que você possa esclarecer suas dúvidas acerca do assunto e desmistificar conceitos equivocados. Veja mais a seguir:
- Cirurgia plástica é excessivamente cara
- É melhor fazer cirurgia plástica no inverno
- O sol deve ser evitado após uma cirurgia plástica
- Não é necessária nenhuma preparação
- Apenas cirurgiões plásticos podem realizar o procedimento
- Cirurgia plástica é somente para estética
- Mais de um procedimento pode ser feito ao mesmo tempo
- Cirurgias plásticas podem ser feitas em qualquer idade
- O cigarro é um grande vilão da cirurgia plástica
- Conheça mais sobre o cirurgião plástico Dr. Walter Matsumoto
Cirurgia plástica é excessivamente cara
Mito. Com a evolução da tecnologia e dos recursos da medicina, a cirurgia plástica deixou de ser algo destinado exclusivamente a pessoas com alto poder aquisitivo, tornando-se acessível para diversos públicos.
É melhor fazer cirurgia plástica no inverno
Mito. Não há comprovação de que os períodos do ano influenciam no resultado da cirurgia plástica. Esse mito tem origem no calor que alguns pacientes podem sentir com o uso de cintas durante a recuperação de cirurgias plásticas, por exemplo.
Porém, em relação à cicatrização e resultados da cirurgia plástica, não existe nenhuma restrição sobre as épocas do ano — tudo depende da escolha pessoal de cada um.
O sol deve ser evitado após uma cirurgia plástica
Verdade. A exposição aos raios solares deve ser evitada durante o período de recuperação pós-cirúrgica, já que a ação direta do sol pode prejudicar a condição de cicatrizes, inchaços e equimoses da cirurgia.
Não é necessária nenhuma preparação
Mito. Assim como praticamente todos os procedimentos cirúrgicos, as cirurgias plásticas possuem uma série de recomendações médicas que o paciente deve seguir, levando em consideração o tipo do procedimento a ser realizado.
Apenas cirurgiões plásticos podem realizar o procedimento
Verdade. A realização de cirurgias plásticas é restrita a profissionais formados em Medicina, com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, e titulação de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Cirurgia plástica é somente para estética
Mito. Apesar de boa parte das cirurgias plásticas ser voltada para fins estéticos, existe uma grande variedade de cirurgias plásticas reparadoras, que visam proporcionar qualidade de vida e saúde para pacientes.
+ Mommy Makeover: guia completo sobre o procedimento
Mais de um procedimento pode ser feito ao mesmo tempo
Verdade. Existem alguns procedimentos que podem ser feitos de forma conjunta pelo cirurgião plástico, dependendo das necessidades de cada caso. Por exemplo, é possível realizar uma lipoaspiração em conjunto com a abdominoplastia, uma situação bastante corriqueira.
Cirurgias plásticas podem ser feitas em qualquer idade
Mito. A maioria das cirurgias plásticas é recomendada a partir dos 18 anos, com algumas exceções, como a otoplastia (que pode ser feita a partir dos sete anos).
O cigarro é um grande vilão da cirurgia plástica
Verdade. O tabaco, além de interferir na microcirculação sanguínea, também aumenta o risco de necrose, fatores que impactam negativamente na cicatrização e recuperação cutânea do organismo.
Dessa maneira, a recomendação é que o paciente interrompa o uso do tabaco 30 dias antes da cirurgia, o que irá ajudar a evitar problemas na cicatrização, como infecções e necrose.
+ Como é calculado o preço da mamoplastia?
Conheça mais sobre o cirurgião plástico Dr. Walter Matsumoto
Formado em Medicina e especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o cirurgião plástico Dr. Walter Koiti Matsumoto possui ampla experiência em cirurgias reconstrutivas, reparadoras e estéticas.
+ Como escolher um especialista em blefaroplastia?
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons – ASPS), o Dr. Walter Matsumoto une experiência, criatividade e atenção aos detalhes em atendimentos totalmente personalizados, voltados para a saúde e bem-estar de cada paciente e seus objetivos.
Assim, o paciente terá total acolhimento e proximidade em todas as etapas da jornada, desde o pré até o pós-operatório. Além disso, a equipe do Dr. Walter Matsumoto é formada por profissionais altamente qualificados, para que todos os procedimentos transcorram sem complicações.
Venha realizar seu maior sonho: fale hoje mesmo com nossa equipe de atendimento e agende sua consulta com o Dr. Walter Matsumoto.