Conheça quais são as orientações do antes e depois da mamoplastia e como elas contribuem para mais segurança e resultados mais satisfatórios.
Planejar o antes e depois da mamoplastia é fundamental para um processo mais seguro, tranquilo e satisfatório.
Mamoplastias são as cirurgias plásticas realizadas com a finalidade de alterar o volume mamário. Nesse sentido, pode ser realizada a mamoplastia de aumento, que consiste na colocação de prótese de silicone, e a mamoplastia redutora, com retirada cirúrgica dos tecidos sobressalentes.
Quando se fala em antes e depois da mamoplastia, é importante ter atenção ao fato de que essa expressão deve significar, muito mais do que resultados estéticos, atenção às mudanças proporcionadas ao corpo e à mente como um todo.
Dessa forma, o antes e depois da mamoplastia consiste, principalmente, na atenção aos cuidados pré e pós-operatórios. Essas etapas são tão importantes quanto o ato cirúrgico em si, garantindo tanto os aspectos estéticos do tratamento, como a saúde e segurança do paciente.
Para saber mais sobre a mamoplastia, agende uma consulta com o Dr. Walter Matsumoto!
Como se preparar para a mamoplastia?
O pré-operatório da mamoplastia, seja de aumento ou redutora, tem início com a escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente. Para avaliar esses critérios, veja se o profissional é inscrito na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e o que falam os pacientes que já foram atendidos por ele.
Na consulta inicial, é importante expor ao cirurgião plástico escolhido quais são as motivações para a cirurgia, as expectativas existentes e os receios acerca do procedimento e dos resultados.
Essa etapa é fundamental para alinhar as expectativas, de forma que o cirurgião possa orientar o tratamento conforme os desejos da paciente e informá-la sobre as limitações e possibilidades reais da mamoplastia.
Ainda na consulta, a paciente deve informar sobre histórico médico e, a partir disso, o especialista vai pedir uma série de exames, incluindo:
- Exames de sangue como hemograma, coagulograma, creatinina, glicemia e outros;
- Exames de urina para verificar o funcionamento dos rins;
- Exames cardíacos, como o eletrocardiograma;
- Exames de imagem, como o ultrassom, raio-x do tórax e mamografia.
A continuidade do tratamento depende de a paciente estar com um bom estado de saúde, o que viabiliza a encaminhamento à cirurgia plástica, que é eletiva.
Quais cuidados tomar no pós-operatório?
Ainda no pré-operatório, a paciente será informada quanto aos cuidados para antes e depois da mamoplastia, mas eles serão retomados pela equipe médica na alta hospitalar.
As recomendações do pós-operatório da mamoplastia reduzem as chances de complicações e contribuem para um resultado mais satisfatório. As orientações gerais incluem:
- Fazer repouso moderado de 7 a 14 dias;
- Fazer as sessões de drenagem linfática;
- Usar o sutiã pós-operatório continuamente;
- Limpar as incisões com água e sabão neutras e secar bem em seguida;
- Não levantar os braços acima dos ombros;
- Não se apoiar nos braços para levantar;
- Dormir de barriga para cima;
- Ficar cerca de duas semanas sem dirigir;
- Usar roupas confortáveis, preferencialmente que abra m pela frente;
- Tomar apenas a medicação prescrita pelo médico;
- Comparecer às consultas pós-operatórias;
- Não fazer atividades físicas sem liberação, o que ocorre entre 30 e 90 dias.
Essas recomendações são importantes para minimizar o estresse na região operada e melhorar o processo de cicatrização.
Sendo assim, seguindo as orientações médicas no antes e depois da mamoplastia, não é comum sentir desconfortos demasiados ou dor intensa no pós-operatório. Entretanto, é importante observar individualmente e notificar a equipe médica caso haja qualquer alteração significativa.
Agende uma consulta com o Dr. Walter Matsumoto para realizar a sua mamoplastia!
O que esperar da mamoplastia?
Com os cuidados antes e depois da mamoplastia pode-se esperar um resultado mais aparente e satisfatório entre 6 e 12 meses após a cirurgia. Esse período é importante para o avanço do processo de cicatrização e assentamento dos tecidos impactados pelo procedimento cirúrgico.
Um aspecto importante é que na mamoplastia — de aumento e redutora —, o objetivo do cirurgião plástico é entregar um resultado natural e harmônico com a estrutura corporal da paciente.
Com isso, é desaconselhado que o procedimento seja exagerado, o que aumenta as chances de complicações pós-operatórias e gera resultados artificiais.
Assim, os cuidados antes e depois da mamoplastia vão desde o pré-operatório até cerca de um ano depois da cirurgia plástica e são fundamentais para melhores resultados.
Fontes: