Um dos procedimentos mais buscados atualmente, a lipoescultura é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de gordura de certas áreas do corpo e redistribuí-la em locais estratégicos para esculpir um contorno corporal mais atraente e harmonioso.
É uma cirurgia bastante popular e indicada para pessoas que desejam eliminar gordura localizada em áreas específicas enquanto modelam seu corpo.
A lipoescultura envolve a remoção de gordura de várias partes do corpo, sendo mais comum nas áreas abdominal e das coxas. Em seguida, essa gordura é frequentemente enxertada em áreas como a face, mãos, coxas, lábios e, principalmente, glúteos e quadril para remodelagem.
+ Quais as cirurgias plásticas mais buscadas por homens e mulheres?
Lipoescultura e lipoaspiração são a mesma coisa?
Apesar de parecerem semelhantes e confundirem muitos pacientes, a lipoescultura e a lipoaspiração não se tratam do mesmo procedimento, pois possuem diferenças importantes.
Enquanto a lipoaspiração consiste na remoção e descarte desse tecido, na lipoescultura, como vimos, a gordura é reutilizada para modelar ou preencher locais estratégicos do corpo.
Assim, apesar de possuírem etapas em comum — a aspiração de gordura localizada por meio de cânulas —, a lipoaspiração e a lipoescultura diferem no fim destinado ao tecido adiposo manipulado.
+ As principais dúvidas sobre a lipoaspiração
Indicações da lipoescultura
A lipoescultura é recomendada principalmente para homens e mulheres adultos e saudáveis que tenham gordura localizada em excesso e desejem melhorar ou preencher partes específicas do corpo com a gordura removida.
Em alguns casos, mesmo com dieta e exercícios adequados, a gordura localizada pode persistir, seja por predisposição genética ou outras razões.
É de grande importância que os pacientes compreendam que tanto a lipoescultura quanto a lipoaspiração não são métodos de emagrecimento. Portanto, é necessário que o paciente esteja próximo do peso ideal antes da cirurgia para garantir resultados satisfatórios.
+ Guia completo sobre mamoplastia
Realização da lipoescultura e pós-operatório
Antes da realização da lipoescultura, o cirurgião plástico avalia o estado de saúde e as expectativas do paciente, definindo a quantidade de tecido a ser manipulada.
Exames laboratoriais, de imagem e cardíacos são solicitados para garantir que o paciente esteja em ótimas condições para a cirurgia.
É primordial informar ao cirurgião sobre quaisquer doenças pré-existentes e medicamentos em uso. Medicamentos anticoagulantes, para emagrecer e outros de interesse médico devem ser suspensos antes da cirurgia.
Nas semanas anteriores, a hidratação abundante é fundamental. Já no dia da lipoescultura, é obrigatório manter um jejum de 8 horas.
A lipoescultura geralmente é realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia peridural ou geral. Pequenas incisões são feitas na área demarcada para a remoção do tecido adiposo, utilizando uma solução de infiltração para reduzir sangramento e dores.
O cirurgião utiliza cânulas, que são inseridas para sucção da gordura. Após a remoção, as incisões são fechadas e a gordura coletada é preparada para enxerto. Então, a equipe médica separa a gordura de impurezas, como soro, sangue e outras células.
As células gordurosas purificadas são injetadas na área a ser remodelada. Na lipoescultura, a técnica de enxerto pode ser feita com seringas ou cânulas finas, de acordo com a área e a quantidade de gordura.
O tempo total da lipoescultura varia de acordo com o volume de gordura a ser aspirado e enxertado, geralmente durando entre 2 e 4 horas, com o(a) paciente recebendo alta no mesmo dia do procedimento.
A recuperação da lipoescultura é tranquila, com pequenas incisões que cicatrizam facilmente com os devidos cuidados.
Repouso relativo por 7 dias, dormir nas posições orientadas pelo médico, evitar exposição ao sol, usar cinta cirúrgica, fazer drenagem linfática conforme recomendado, cuidar dos curativos e tomar as medicações prescritas são medidas essenciais para alcançar resultados satisfatórios e sem complicações.
+ Os principais procedimentos da cirurgia plástica para modelar o abdômen
Dr. Walter Matsumoto, referência em lipoescultura
Formado em Medicina e especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o cirurgião plástico Dr. Walter Koiti Matsumoto possui ampla experiência em cirurgias reconstrutivas, reparadoras e estéticas, incluindo a lipoescultura.
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons — ASPS), o Dr. Walter Matsumoto une experiência, criatividade e atenção aos detalhes em atendimentos totalmente personalizados, voltados para a saúde e bem-estar de cada paciente e seus objetivos.
+ O papel da cirurgia plástica na autoestima
Assim, o paciente terá total acolhimento e proximidade em todas as etapas da jornada, desde o pré até o pós-operatório. Além disso, a equipe do Dr. Walter Matsumoto é formada por profissionais altamente qualificados, para que todos os procedimentos transcorram sem complicações.
Entre em contato hoje mesmo e marque sua consulta de avaliação com o Dr. Walter Matsumoto.