O jowls, também conhecido como efeito bulldog, é um sinal de envelhecimento facial que pode ser prevenido e tratado. Conheça as abordagens mais indicadas a seguir.
A estética facial é um ponto de cuidado e preocupação, principalmente entre as mulheres. O objetivo é prevenir ou tratar sinais do envelhecimento facial, como o jowls, também conhecido como efeito bulldog, papada, flacidez e perda do contorno facial, por exemplo.
Felizmente, existem cuidados e tratamentos na atualidade que são eficazes tanto na prevenção quanto na reversão desses sinais indesejados. Conheça mais a seguir:
Agende uma consulta para rejuvenescer sua aparência facial!
O que é o efeito bulldog?
O jowls, ou efeito bulldog, refere-se à estética caída das bochechas, decorrente do processo natural de envelhecimento cutâneo.
Nesse caso, a pele das bochechas torna-se mais flácida tendendo à queda devido à idade. O jowls pode ser mais evidente e incômodo em pessoas com bochechas salientes ou que tenham o sulco nasogeniano mais marcado.
O efeito bulldog é mais comum a partir dos 40 anos e pode afetar tanto os homens, quanto as mulheres.
Por que as bochechas caem?
A estética caída das bochechas é explicada pela diminuição da sustentação dos tecidos da face, especialmente a flacidez.
A partir dos 30 anos, há uma redução progressiva da produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, três importantes componentes da derme saudável. Com essa diminuição, tem-se início o progresso natural de glicação, que consiste na deterioração crônica e progressiva das estruturas que dão suporte à pele.
Com a glicação, as fibras de colágeno e elastina que dão sustentação ao tecido cutâneo são danificadas e ficam mais suscetíveis à ação da gravidade, causando a tendência à flacidez, acúmulo de papada e jowls.
Qual é o melhor tratamento para bochechas caídas?
Atualmente, existem diversas opções de tratamento para o efeito bulldog, cirúrgicos ou não cirúrgicos, pois trata-se de uma reclamação comum entre os pacientes com mais de 40 anos.
A definição de qual procedimento estético mais adequado ao seu caso vai depender de fatores variados, como intensidade da flacidez facial, idade do paciente, grau de “queda” das bochechas e até mesmo as expectativas com o tratamento.
Quero tratar meu efeito Bulldog com o Dr. Walter Matsumoto!
Quando a cirurgia para o jowls é indicada?
Quadros mais intensos de jowls podem ser tratados com técnicas de cirurgia plástica facial, como o lifting facial total ou lifting do terço médio.
A cirurgia plástica é uma opção eficaz e com resultados prolongados contra os sinais de envelhecimento facial, como o efeito bulldog.
Apesar dos benefícios, trata-se de um tratamento mais invasivo e custoso, sendo indispensável ponderar os prós e contras dessa abordagem junto com o cirurgião plástico de confiança.
É possível prevenir o efeito bulldog?
Sim, o efeito bulldog pode ser prevenido juntamente com os demais sinais de envelhecimento facial. Algumas boas-práticas incluem:
- Alimentação balanceada e saudável;
- Consumo adequado de água;
- Redução da exposição solar e uso diário do protetor solar;
- Rotina de limpeza e hidratação da pele;
- Prática regular de atividades físicas;
- Evitar hábitos nocivos, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e estresse.
Com esses cuidados diários com a saúde da pele, é possível minimizar as chances do jowls aparecer a longo prazo.
Onde fazer o tratamento para efeito bulldog?
Em São Paulo, o tratamento para efeito bulldog pode ser realizado na clínica do Dr. Walter Matsumoto. Cirurgião Plástico formado pela USP, o especialista avalia e orienta sobre as melhores opções de tratamento de acordo com o caso.
Entre em contato com a equipe do Dr. Walter Matsumoto!
Fonte: