Um procedimento bastante popular atualmente para pessoas que desejam perder peso e tratar a obesidade, principalmente em graus mais elevados, a cirurgia bariátrica consiste na alteração do sistema digestivo, diminuindo o volume do estômago.
+ Cirurgias plásticas faciais: quais são?
Dessa maneira, o paciente passa a consumir uma quantidade inferior de alimento, contribuindo para a perda de peso corporal ao adotar uma dieta adequada, iniciar uma rotina de atividade física frequente e outros tratamentos durante o período posterior à cirurgia bariátrica.
Porém, ao fazer com que uma grande quantidade de peso corporal seja perdida, a cirurgia bariátrica também causa alterações significativas no corpo do paciente, como depósitos de gordura localizada e excesso de pele em áreas como braços, coxas, abdômen, face e mamas.
As alterações corporais costumam causar incômodo aos pacientes, tanto na questão estética como na realização de atividades cotidianas e físicas, impactando negativamente sua qualidade de vida e autoestima.
Para corrigir esses problemas, em certos casos é recomendado a chamada cirurgia reparadora pós-bariátrica, composta por uma série de procedimentos da cirurgia plástica que são considerados uma continuação do tratamento contra a obesidade.
A cirurgia reparadora bariátrica deve ser feita quando os pacientes tenham completado todas as fases do tratamento subsequente à cirurgia bariátrica. Isso implica alcançar o peso ideal conforme previsto antes do procedimento e conseguir mantê-lo de forma estável ao longo de alguns meses.
Principais tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica
Conforme explicado anteriormente, a cirurgia reparadora pós-bariátrica se refere a um conjunto de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados após a perda de peso do paciente — veja quais são os tipos mais comuns:
Mamoplastia pós-bariátrica
A cirurgia bariátrica frequentemente resulta em excesso de pele nas mamas após a perda de peso. Nestes casos, a mamoplastia reparadora é recomendada para corrigir a flacidez e restaurar o contorno e volume, o que pode incluir implantes de silicone.
Abdominoplastia pós-bariátrica
A abdominoplastia é uma intervenção comum após a cirurgia bariátrica, focando na remoção do excesso de pele concentrado no abdômen. Além de retirar o excesso de pele, o cirurgião reposiciona os músculos abdominais e o umbigo, proporcionando uma aparência abdominal mais uniforme e harmoniosa.
Ritidoplastia pós-bariátrica
Outra alteração bastante comum em pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica é o excesso de pele, gordura e marcas de expressão no rosto e pescoço. A ritidoplastia, ou lifting facial, é uma excelente opção reparadora para restaurar o contorno e a aparência facial, promovendo uma intervenção eficaz e duradoura.
Braquioplastia pós-bariátrica
A braquioplastia é uma opção reparadora que visa corrigir excesso de pele e flacidez nos braços, proporcionando uma aparência mais uniforme ao remover o tecido cutâneo excedente — popularmente conhecido como “tchauzinho”.
+ Como tratar o Jowls (efeito bulldog)?
Lipoaspiração pós-bariátrica
A lipoaspiração é uma opção que utiliza cânulas de sucção para remover os depósitos de gordura acumulados após a bariátrica, aprimorando o contorno corporal em áreas como abdômen, flancos, costas, braços e coxas.
Lifting Crural pós-bariátrica
O lifting crural pós-bariátrica é uma opção para melhorar a aparência das coxas, diminuindo a flacidez e excesso de pele decorrentes da perda de peso após o tratamento com a cirurgia bariátrica.
Gluteoplastia pós-bariátrica
Outra área que costuma sofrer alterações significativas após a cirurgia bariátrica são os glúteos. Neste caso, a gluteoplastia é capaz de melhorar a aparência das nádegas, removendo o excesso de pele e ajustando tecidos para conferir um formato mais natural e estético.
+ Facelift: a cirurgia de rejuvenescimento facial
Dr. Walter Matsumoto, referência em cirurgia reparadora pós-bariátrica
Formado em Medicina e especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o cirurgião plástico Dr. Walter Koiti Matsumoto possui ampla experiência em cirurgias reconstrutivas, reparadoras e estéticas, incluindo os procedimentos que compõem a cirurgia reparadora pós-bariátrica.
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons – ASPS), o Dr. Walter Matsumoto une experiência, criatividade e atenção aos detalhes em atendimentos totalmente personalizados, voltados para a saúde e bem-estar de cada paciente e seus objetivos.
+ Sutiã cirúrgico após a mamoplastia: como escolher?
Assim, o paciente terá total acolhimento e proximidade em todas as etapas da jornada da cirurgia reparadora pós-bariátrica, desde o pré até o pós-operatório. Além disso, a equipe do Dr. Walter Matsumoto é formada por profissionais altamente qualificados, para que todos os procedimentos transcorram sem complicações.
Entre em contato hoje mesmo e marque sua consulta com o Dr. Walter Matsumoto, um dos maiores nomes da cirurgia plástica do Brasil. Não deixe passar a oportunidade de realizar seu maior sonho!