Saiba quais são as opções e como é feita a cirurgia para levantar a mama, que ameniza a flacidez e, quando desejado, aumenta o volume dos seios
A cirurgia para levantar a mama é desejada por muitas mulheres que, devido a diferentes fatores, percebem os seios caídos e muita flacidez mamária.
Existem diferentes opções de cirurgia para levantar a mama, que vão depender das particularidades do caso, como estatura física, nível de flacidez mamária, volume das mamas e expectativas da paciente. Entenda mais a seguir!
Quero levantar os meus seios!
Para quem é indicada a cirurgia para levantar a mama?
A cirurgia para levantar a mama é recomendada para qualquer mulher que esteja insatisfeita com a aparência dos seios caídos, o que está relacionado, em geral, à:
- Idade mais avançada, com a flacidez da pele e gravidade influenciando o aspecto caído das mamas;
- Gestação e amamentação, especialmente se tiver mais de um filho;
- Perda de peso significativa.
Essas ocorrências, frequentemente, resultam no aspecto caído das mamas, sendo que a cirurgia para levantar a mama é a melhor opção para melhora do visual indesejado. Além disso, a cirurgia para levantar a mama também pode diminuir o peso das mamas, reduzindo ainda a dor na região das costas e pescoço, pela força que os músculos dessas áreas podem fazer para sustentar o peso extra.
Como é feita a cirurgia para levantar a mama?
Existem duas principais cirurgias para levantar a mama, sendo que as indicações de cada técnica dependem da avaliação do cirurgião plástico responsável, bem como das expectativas da paciente com o tratamento.
Mamoplastia
A mamoplastia de aumento consiste na colocação da prótese de silicone para preencher a mama flácida, resultando em aumento do volume, mais firmeza e levantamento dos seios.
Essa opção é particularmente indicada para mulheres que têm flacidez mamária, mas pouco volume, desejando aumentar o tamanho dos seios.
Nesse caso, a prótese é inserida por meio de uma incisão, que pode ser areolar, inframamária ou em formato de T invertido.
A mamoplastia de aumento deve ser realizada em ambiente hospitalar e, geralmente, é feita com anestesia local ou geral, podendo durar de 60 a 120 minutos, em média.
A paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, entretanto, terá que adotar cuidados pós-operatórios especiais nas semanas que se seguem, sendo que a alta para retomada das atividades em geral ocorre, gradualmente, ao longo de 90 dias, em média.
Mastopexia ou lifting de mama
A mastopexia ou lifting das mamas é a cirurgia para levantar a mama mais tradicional. Nesse procedimento, é feita a remoção do excesso de pele dos seios, amenizando o aspecto flácido e caído, mas sem alterações no tamanho dos seios.
A mastopexia também é realizada em centro cirúrgico hospitalar, com anestesia geral e tem duração que varia de 120 a 180 minutos, em média.
A mastopexia pode ser realizada em associação com a mamoplastia de aumento, com remoção do excesso de pele seguida da colocação da prótese de silicone.
Essa abordagem é indicada para mulheres com muita flacidez mamária e que almejam, além da correção das mamas caídas, o ganho de volume nos seios. No entanto, é importante que o cirurgião plástico avalie se, ao colocar próteses, questões genéticas e histórico familiar de mamas caídas, por exemplo, podem ocasionar um novo quadro de flacidez no futuro.
Agende uma consulta para avaliar qual a cirurgia ideal para o seu caso!
Quais cuidados preciso tomar?
A cirurgia para levantar a mama demanda diversos cuidados, independentemente de ser a mamoplastia de aumento, mastopexia ou a associação dessas técnicas.
Pré-operatório
No pré-operatório da cirurgia para levantar a mama, é necessário realizar todos os exames solicitados pelo médico, incluindo de sangue, mamografia, exame cardíaco e de urina.
Além disso, o planejamento cirúrgico inclui o alinhamento das expectativas da paciente com os resultados reais possibilitados pela cirurgia plástica.
É fundamental que, no pré-operatório, a paciente informe ao médico sobre seu histórico de saúde, evitando qualquer conduta que coloque sua segurança em risco.
Pós-operatório
No pós-operatório da cirurgia para levantar a mama, os cuidados são os mesmos para mamoplastia de aumento e/ou mastopexia. Os cuidados incluem:
- Repouso de 7 a 14 dias, sem usar o braço para apoio para atividades;
- Uso contínuo do sutiã cirúrgico;
- Fazer a higienização e secagem do local da incisão, conforme orientação médica;
- Tomar a medicação prescrita;
- Não levantar os braços acima do ombro por cerca de 30 dias;
- Dormir de barriga para cima por 30 a 90 dias;
- Fazer sessões de drenagem linfática, quando recomendado.
Atividades mais intensas poderão ser retomadas no período de 60 a 90 dias, dependendo da evolução pós-operatória da paciente.
Os cuidados na recuperação da cirurgia para levantar a mama são fundamentais para resultados estéticos mais satisfatórios, bem como redução dos riscos de complicações pós-cirúrgicas e cicatrizes discretas.
Saiba mais sobre essas e outras cirurgias plásticas entrando em contato com a equipe do Dr. Walter Matsumoto.
Fonte: