Saiba quais são os tipos de cicatriz da mamoplastia e quais cuidados tomar para um resultado esteticamente mais satisfatório.
A mamoplastia é a cirurgia plástica realizada nas mamas. Ela pode ser de aumento, com colocação da prótese de silicone, ou redutora, com remoção dos tecidos. Esse procedimento está entre as cirurgias plásticas mais buscadas no Brasil.
A paciente que almeja realizar a cirurgia plástica de aumento ou redução das mamas deve informar-se sobre a cicatriz da mamoplastia desde o pré-operatório para evitar surpresas, posteriormente, decorrentes do desconhecimento dos resultados da cirurgia.
Sendo assim, podemos dizer que o resultado do tratamento depende, também, diretamente da cicatriz da mamoplastia, de forma que a paciente deve saber o que esperar. Saiba mais a seguir!
Agende uma consulta com o Dr. Walter Matsumoto!
Como fica a cicatriz da mamoplastia?
Em casos nos quais a cicatriz da mamoplastia não apresenta alterações incomuns, ela tende a se tornar uma linha fina um pouco mais clara que o tom normal da pele.
Sendo assim, pode-se dizer que a tendência é que a cicatriz da mamoplastia seja discreta. Entretanto, é impossível prever como ela se dará efetivamente. Isso porque a cicatrização é influenciada por diferentes fatores, sendo que nem todos podem ser modificados. Os principais são:
- Genética;
- Cor da pele;
- Espessura da pele;
- Diabetes;
- Alimentação.
Tipos de cicatriz
A mamoplastia de aumento ou redutora pode ser realizada a partir de diferentes tipos de incisões cirúrgicas.
A escolha da incisão é baseada em critérios como a preferência do especialista, desejo da paciente, tendência à queloide, complexidade e extensão do procedimento e outras variáveis.
Devido a esses fatores, existem diferentes tipos de cicatriz de mamoplastia. Os principais são:
- Em T invertido, indo da aréola até o sulco, onde segue em ambas as laterais;
- Em L, na qual a horizontal segue apenas sentido centro do tórax;
- Vertical, na qual contorna desde a aréola e até o sulco mamário;
- Areolar, que apenas contorna a aréola;
- Supra mamária, com uma única linha horizontal no sulco das mamas;
- Axilar, com cicatriz vertical na lateral das mamas.
As diferentes opções de cicatriz da mamoplastia existem para que a escolha do tipo de incisão cirúrgica possa ser adequada às particularidades de cada caso, garantindo segurança à paciente e uma cicatriz mais discreta possível posteriormente.
Fases da cicatriz da mamoplastia
Ao fazer uma cirurgia plástica, é preciso ter consciência que existem diferentes fases de cicatrização nas quais a cicatriz passa por alterações estéticas.
- No primeiro mês, a linha da incisão fica vermelha e pode coçar conforme começa a fechar;
- A partir do segundo mês, a cicatriz da mamoplastia ganha um tom vermelho mais claro, mas as linhas podem ficar mais grossas;
- Após quatro meses, a tendência é que haja um escurecimento da cicatriz;
- Cerca de sete meses após a mamoplastia, a cicatriz tende a adquirir uma tonalidade mais próxima do tom de pele da paciente;
- Após 12 meses, a cicatriz tende a ficar com um tom mais claro e ainda mais discreta.
Considera-se que o processo completo de cicatrização leve, em média, de 12 a 24 meses, podendo ocorrer leves alterações depois disso.
Entre em contato para agendar a sua mamoplastia!
Como cuidar da cicatriz da mamoplastia?
Para uma cicatriz da mamoplastia esteticamente mais agradável e satisfatória, é fundamental seguir as orientações médicas do pós-operatório. Confira!
Repouso
O repouso nas primeiras semanas após a cirurgia plástica evita movimentos bruscos ou intensos, amenizando riscos de abertura dos pontos cirúrgicos, uma complicação que pode comprometer a estética da cicatriz no futuro.
Sutiã pós-cirúrgico
O sutiã pós-cirúrgico comprime o local operado, ajudando a melhorar o edema (inchaço) e favorecendo a cicatrização. Além disso, protege o local operado de traumas e movimentos intensos.
Higienização
A higiene da incisão cirúrgica é fundamental para evitar infecções pós-operatórias. Deve-se lavar o local com água corrente e sabonete neutro. Em seguida, secar bem o local, mas sem esfregar nenhum tecido nos pontos. Uma opção é usar o secador no modo frio.
Curativos
A equipe médica instrui a forma como fazer os curativos, mas eles devem ser trocados com frequência, sempre depois de higienizar o local. Não se deve colocar a fita diretamente sobre os pontos, podendo ser usada bandagem específica para essa finalidade.
Drenagem linfática
As sessões de drenagem linfática no pós-operatório da mamoplastia ajudam a evitar algumas complicações como a formação de seroma, amenizam edemas, hematomas e outros sintomas pós-operatórios e ajudam na evolução da cicatrização.
Caso haja qualquer alteração significativa, como odor forte, febre local, pus ou, em um momento posterior, crescimento demasiado da cicatriz é fundamental notificar a equipe médica com urgência.
Portanto, geralmente a cicatriz da mamoplastia tem uma evolução satisfatória, mas esse quadro também depende de fatores individuais.
O ideal é sempre esclarecer todas as dúvidas com o cirurgião plástico de confiança.
Agende uma consulta com o Dr. Walter Matsumoto!
Fontes: