Você sabia que se alimentar de forma saudável é um aspecto de grande importância para se recuperar bem após uma cirurgia? Assim como o repouso, higiene dos curativos e outros fatores, a alimentação desempenha um papel fundamental na recuperação pós-cirúrgica.
+ Cirurgias plásticas faciais: quais são?
Após passar por uma cirurgia, o corpo enfrenta um alto nível de estresse com jejum, anestesia e o procedimento em si, exigindo uma quantidade adicional de nutrientes para ajudar na cicatrização de feridas, fortalecimento do sistema imunológico e recuperação da energia perdida durante o procedimento.
Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes ajuda a reduzir o risco de complicações e acelerar o processo de recuperação, além de fornecer os nutrientes necessários para promover a cicatrização, controlar a inflamação e prevenir infecções.
Neste contexto, as proteínas são especialmente importantes, pois ajudam na cicatrização de feridas e na recuperação muscular.
Vitaminas e minerais, como vitamina C, zinco e ferro, são essenciais para as defesas do organismo, além de também contribuírem com a cicatrização.
Já os antioxidantes, além de reduzir possíveis inflamações, ajudam a proteger as células do corpo e acelerar o processo de fortalecimento do sistema imunológico.
Claro, vale destacar a importância da hidratação adequada, outro fator indispensável para a recuperação após uma cirurgia.
+ Mamoplastia antes e depois: cuidados no pré e pós-operatório
É importante lembrar que cada pessoa é única e, dessa maneira, as necessidades nutricionais podem variar dependendo do tipo de cirurgia, idade, peso e condições médicas pré-existentes.
Portanto, é imprescindível seguir as orientações do médico ou nutricionista para se alimentar adequadamente neste período de recuperação pós-cirúrgica.
Alimentos que auxiliam na cicatrização
Existem certos alimentos que possuem propriedades altamente benéficas para o processo de cicatrização, um aspecto diretamente ligado a uma recuperação pós-cirúrgica plena e satisfatória. Confira alguns exemplos:
Folhas verde-escuras
Alimentos como couve, espinafre e escarola são ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento das células do tecido conjuntivo e na síntese do colágeno.
Cenoura
A cenoura possui alta concentração de betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo, nutriente fundamental para a regeneração cutânea.
Carnes magras
Como dito anteriormente, a ingestão de proteínas é de grande importância para a cicatrização. Após a cirurgia, dê preferência para consumir cortes com menos gordura, como peito de frango, patinho e filé mignon.
Frutas vermelhas
Os flavonoides, compostos antioxidantes presentes em frutas como morango, amora, mirtilo e framboesa, contribuem com a circulação e ajudam a proteger o organismo contra inflamações.
Gema de ovo
A alta concentração de zinco na gema do ovo é fundamental para a atividade de enzimas envolvidas no crescimento celular e síntese proteica, processos que influenciam diretamente na reparação e restauração dos tecidos.
+ Seios grandes e dor nas costas: como lidar?
Alimentos para evitar após uma cirurgia
Por outro lado, existem alimentos que devem ser evitados ao máximo no período de recuperação pós-cirúrgica, já que podem atrapalhar o processo de cicatrização.
A começar pelas frituras e gorduras, que demandam uma digestão mais demorada e, com isso, prejudicam a resposta imunológica do organismo.
Os alimentos ultraprocessados e industrializados, em sua maioria ricos em gordura trans, contribuem para o surgimento de processos inflamatórios, também afetando a cicatrização dos tecidos.
Por fim, o açúcar é considerado outro “vilão” do processo de cicatrização, já que seu consumo é relacionado à resistência à insulina, um dos hormônios necessários para a restauração cutânea.
Dr. Walter Matsumoto, referência em cirurgia plástica
Formado em Medicina e especializado em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o cirurgião plástico Dr. Walter Matsumoto possui ampla experiência em cirurgias plásticas faciais, corporais e reparadoras.
Um profissional altamente qualificado e capaz de proporcionar os resultados que você tanto deseja, garantindo autoestima e bem-estar com um procedimento realizado de forma segura e eficiente.
+ Como escolher um especialista em blefaroplastia?
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons – ASPS), o Dr. Walter Matsumoto une experiência, criatividade e atenção aos detalhes em atendimentos totalmente personalizados, voltados para a saúde e bem-estar de cada paciente e seus objetivos.
Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de atendimento e agende sua consulta com o Dr. Walter Matsumoto. Para mais informações, acesse o site e confira a lista completa de especialidades.